sexta-feira, 2 de julho de 2010

Ser ou não ser? Eis a Questão!

Texto secrito em 12 de Dezembro de 2008

Dom X Talento X Artista Forçado X Treino/Dedicação

Venho me questionado de muitas coisas, e uma delas eu quero compartilhar um pouco aqui.

Tive uma educação envolta com diversas religiões, mas acho que a "Católica" me prejudicou um pouco. Talvez por ter estudado uma boa parte de minha infância e adolescência em um colégio de "Freiras Beneditinas", com alunos cheios da grana, e creio que esta era minha fase de formação de opiniões e entendimento do meu ser.
Muitas dúvidas depois de ter descoberto "o mundo" fora daquela alienação assombram minha mente até hoje. rs

O que significa a palavra Dom e a Palavra Talento?
No dicionário Houaiss descreve o seguinte

Dom:
*substantivo masculino
ato de dar ou a coisa dada
3 DerivaÁ„o: sentido figurado.
dádiva concedida pela natureza
4 Rubrica: religião.
bem ou graça recebida pelos deuses, numa visão politeísta, ou por forças sobrenaturais
5 Rubrica: teologia.
entre os monoteístas, bem espiritual que se considera como recebido de Deus ou a própria vida que de Deus emana; bênção, graça
6 aptidão inata para fazer algo, esp. difícil ou raro; inclinação, talento
6.1 Derivação: por extensão de sentido.
poder de realizar algo bom ou ruim (com us. irônico neste último caso); aptidão, condão
7 graça que faz de um indivíduo um ser que se destaque entre os demais; dote, mérito


Talento
*substantivo masculino
3 (sXVI) Derivação: por metáfora.
intelecto notável, que se afirma por méritos excepcionais
4 (sXVII) Derivação: por extensão de sentido.
aptidão, capacidade inata ou adquirida


Na minha opinião, "dom" é uma palavra cristã criada para acreditarmos que nascemos com uma luz divina dos céus, e que teremos uma grande facilidade em fazer aquilo que nos foi designado.
Lembro na época de colégio que diziam "cada um tem um dom, só basta descobrir". Ok. Mas isso soa forçado demais! Se todos nascessem com esse "bendito dom" não teriam pessoas trabalhando infelizes e fazendo coisas que não gostam, por não encontrar seu dom.
Seria injusto de minha parte culpar apenas o colégio, sendo que temos também a educação em casa, mas acho que a do colégio e da "santa crisma e catequese" me traumatizou muito mais, e busquei esse tal dom aí durante muito tempo.
Até que no sábado fui em uma apresentação de dança e me deparei com um fato de um garotinho de 6 anos dançar muito bem, e quase todos os tipos de dança. Aí todos diriam: "ele nasceu pra isso", "ele tem o dom", mas não, ele gosta mesmo é de jogar futebol (sim ele joga futebol sempre), mas dança desde a placenta de sua mãe, que é dançarina, e dona de uma academia de dança bem reconhecida em minha cidade. Agora me pergunto, ele tem o dom, ou será um entre os milhares de "artistas" mirins formados e forçados a ter o talento que a família tem ou quer?
Chega um dia que ele talvez descubra que realmente ame isso, mas ele foi condicionado e treinado desde pequeno, que é onde estamos nos formando, crescendo, criando, brincando, descobrindo, e sem pressão alguma. A fase mais "fácil" talvez em aprender algo.
Acho sim que uma pessoa pode ser muito boa no que faz, mas por treino e dedicação, e não uma luz divina!
Isso eu provo pelo garotinho também, que se não fosse filho de dançarina e dançasse desde pequeno, seria o jogador de futebol, e talvez seria um bom jogador pelo fato de treinar desde pequeno.

Mas aí vem outras questões: E se não treinamos desde pequeno? E não nos descobrirmos desde a infância? E chegamos na fase adulta onde tudo depende apenas de nós, e nos deparamos com um túnel escuro, sem nem imaginar onde possa estar a luz, o que fazer?

Acho que os fatores externos também podem interferir, pois se você está em fase de desenvolvimento no colégio e alguém te poda em algum momento, ou te reprime, ou faz comentários desnecessários, pode acabar talvez com um futuro "talento" de alguém pelos ares. Crescer numa sociedade capitalista não é fácil, esperar que te incentivem a fazer o que gosta é mais difícil ainda, pois o que importa é ter dinheiro... Ainda mais se for uma criança sensível, que se deixa levar por opiniões de pessoas que nem importam.

E ser artista onde entra nessa história?
Todo esse tempo refletindo (bota tempo nisso) cheguei a conclusão de que todo mundo é um artista desde pequeno, mas só alguns tem a alma de artista, e podem demonstrar em pequenas coisas em sua infância, e isso se for explorado e instigado para que ele se solte, por mais que ele não queira ser um artista, ele terá desenvolvido a confiança em si, se importar com a opinião alheia apenas na crítica de um trabalho, já definido por ele mesmo e por suas próprias idéias sem ter medo, e poder crescer com isso, perderá um pouco da timidez, será culto, entre outros milhares de fatores.

Finalizando minhas abobrinhas, temos que soltar o artista que existe dentro de nós, e acreditar que podemos chegar um dia onde queremos, pois com MUITO TREINO E DEDICAÇÃO, nada se torna impossível, nem mesmo se não acharmos o "maldito dom", pois tudo é uma questão de opinião e depende do lado que se vê.

Thaís Oliveira

0 comentários: